
La Oreja de Van Gogh
BRASIL
Originária de San Sebastián (Donostia), a banda inicialmente chamada "Los sin nombre" foi fundada por quatro amigos que se conheceram na uiversidade: Pablo Benegas (guitarra e composição), Álvaro Fuentes (baixo, segundas vozes), Haritz Garde(bateria) e Xabier San Martín (teclados, segundas vozes e composição). Os quatro estudantes faziam covers de bandas como U2 e tocavam em festas de amigos.
Depois de alguns meses de apresentações pequenas, os meninos sentiram falta de uma voz feminina que pudesse dar ao grupo um pouco de personalidade. Assim, quando Pablo conheceu Amaia Montero em uma festa, a convidou para ser parte do grupo como vocalista.
Cansados de mudar de nome a cada apresentação, os cinco reuniram-se em um café e levaram uma tarde inteira para decidir que o novo - e definitivo- nome do grupo seria uma homenagem a um famoso pintor holandês que arrancou a própria orelha.
Pouco tempo depois, participavam e ganhavam o concurso de pop/rock de sua cidade natal e eram descobertos por uma caça talentos da Sony Music. O primeiro cd do grupo, intitulado "Dile al Sol", foi lançado em 1998 e alcançou sete dicos de platina na Espanha.
O seguinte CD, "El viaje de Copperpot" (2000), uma referência ao filme "os Goonies", consolidou a banda no panorama musical espanhol e permitiu que viajassem para a América, onde teriam grande sucesso nos anos seguintes.
Seguiram-se, então, "Lo que te conté mientras te hacías la dormida" (2003), "Guapa" (2006) e "Más guapa", recompilatório musical com demos e versões diferentes que marcou o último CD com Amaia Montero como vocalista, que decidiu abandonar o grupo para seguir carreira solo justo quando acabavam de conquistar um grammy e a entrada em mercados difíceis para a música em espanhol, como a França e a Itália.
Por ter conquistado fãs em todo o mundo e por ter Xabi San Martín e Pablo Benegas como principais pilares da composição, o grupo decidiu seguir em frente e buscar uma nova vocalista. Assim, em 2008, Leire Martínez foi apresentada como a nova voz de La Oreja de Van Gogh.
Os seguintes CDs, "A las cinco en es Astoria" (2008), "Nuestra Casa a La Izquierda del Tiempo" (2009), "Cometas por el Cielo" (2011) e o mais recente projeto do grupo, o acústico no formato "Primera Fila" (2013), conseguiram manter a banda nos primeiros lugares de rádios espanholas e latinoamericanas, fazendo com que La Oreja de Van Gogh fosse um dos poucos grupos espanhois a superar uma mudança de vocalista sem fracassar.
LA OREJA DE VAN GOGH







